Colorimetria: Divisão das cores

Você já percebeu como existem cores lindas que não ficam bem para alguns tons de pele e cor que parece ter sido criada para aquela pessoa?

Para uma boa maquiagem, precisamos entender alguns aspectos da maquiagem e o primeiro passo é entender a divisão das cores, desta forma conseguimos ter uma visão melhor sobre como uma cor consegue ressaltar a outra.

Vamos separar as cores em duas: As primarias e secundárias. As cores primárias são: Azul, vermelho e amarelo. O resultado da mistura dessas cores gera as cores secundárias: Laranja, roxo e verde.

Quando dispomos as cores em círculo cromático – usado para estudar as cores – vemos que as cores primárias são contrastante das cores secundárias, ou seja, uma está de frente para a outra. Chamamos isso de cores complementares.

Esse contraste das cores complementares é o que ajuda a uma cor anular a outra e a criar uma visão diferenciada. Por exemplo, para anular o reflexo vermelho, é utilizado um corretor verde. Para anular o amarelo, um corretor roxo; e para o laranja, é utilizado o azul. Assim como na maquiagem meninas de olhos castanhos ficam lindas de sombra azul.

Também é interessante saber que existem as cores análogas, que são as vizinhas das cores secundárias,  também conhecidas como cores terciárias. Ou seja, a mistura de tons secundários. Além disso, é importante saber identificar a partir do círculo os tons frios e quentes, para saber qual a melhor de acordo com a temperatura da sua pele.

Dentre todas essas cores, temos vários tipos de COMBINAÇÕES que podemos fazer:

A colorimetria é um conhecimento que requer prática e muito estudo, mas vale muito a pena e faz toda diferença na hora de combinar as cores para sua make.

Até o próximo post;

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.