Colorimetria: Divisão das cores
Você já percebeu como existem cores lindas que não ficam bem para alguns tons de pele e cor que parece ter sido criada para aquela pessoa?
Para uma boa maquiagem, precisamos entender alguns aspectos da maquiagem e o primeiro passo é entender a divisão das cores, desta forma conseguimos ter uma visão melhor sobre como uma cor consegue ressaltar a outra.
Vamos separar as cores em duas: As primarias e secundárias. As cores primárias são: Azul, vermelho e amarelo. O resultado da mistura dessas cores gera as cores secundárias: Laranja, roxo e verde.
Quando dispomos as cores em círculo cromático – usado para estudar as cores – vemos que as cores primárias são contrastante das cores secundárias, ou seja, uma está de frente para a outra. Chamamos isso de cores complementares.
Esse contraste das cores complementares é o que ajuda a uma cor anular a outra e a criar uma visão diferenciada. Por exemplo, para anular o reflexo vermelho, é utilizado um corretor verde. Para anular o amarelo, um corretor roxo; e para o laranja, é utilizado o azul. Assim como na maquiagem meninas de olhos castanhos ficam lindas de sombra azul.
Também é interessante saber que existem as cores análogas, que são as vizinhas das cores secundárias, também conhecidas como cores terciárias. Ou seja, a mistura de tons secundários. Além disso, é importante saber identificar a partir do círculo os tons frios e quentes, para saber qual a melhor de acordo com a temperatura da sua pele.
Dentre todas essas cores, temos vários tipos de COMBINAÇÕES que podemos fazer:
A colorimetria é um conhecimento que requer prática e muito estudo, mas vale muito a pena e faz toda diferença na hora de combinar as cores para sua make.
Até o próximo post;